Como funciona a Chave Móvel Digital?

O que é a Chave Móvel Digital

A chave móvel digital (CMD) constitui uma forma de autenticação certificada pelo Estado Português, para que os utilizadores possam identificar-se de forma segura junto de diversos sites públicos e privados, bem como assinar digitalmente documentos. Este mecanismo associa um número de telemóvel ao seu número de identificação civil. A chave móvel digital é bastante útil em diversas situações que antes implicariam a deslocação física a uma instituição a fim de completar alguma operação, como por exemplo a abertura de uma conta bancária.

Aderir à Chave Móvel Digital

A adesão a este serviço está disponível para todos os cidadãos portugueses e estrangeiros maiores de 16 anos. Esta pode ser realizada de duas formas:

  • Através do website https://www.autenticacao.gov.pt/cmd-pedido-chave – esta é a opção mais cómoda que não implica que saia de casa mas  necessita de possuir um leitor de cartões para que o seu cartão de cidadão possa ser lido;
  • Através do Portal das Finanças – nesta opção também não há a necessidade de se deslocar e receberá comodamente em sua casa uma carta com um código PIN temporário que poderá utilizar para fazer a sua primeira autenticação. O envio demora habitualmente cerca de 5 dias;
  • Presencialmente através dos serviços do IRN, num Espaço Cidadão, Espaço Empresa, Balcão do Registo Criminal e Balcão do Registo Nacional de Testamento Vital (RENTEV).

Ao concluir a adesão a este serviço ser-lhe-á atribuído um código PIN temporário que deverá alterar ao fazer a sua primeira autenticação. Lembre-se de guardar o novo código num local seguro que não se esqueça.

Exemplo de utilização – Portal da Segurança Social Direta

O portal da Segurança Social é um dos organismos públicos que disponibiliza a autenticação através de chave móvel digital. Desta forma apenas com o seu número de telemóvel e um PIN de 4 dígitos, consegue aceder à sua área.

Passo 1 – Na página de autenticação escolher a opção “autentique-se aqui” na parte inferior:

Autenticação no site da Segurança Social Direta

Passo 2 – De seguida escolha a opção “Chave Móvel Digital” como meio de autenticação clicando em “Continuar”:

Autenticação através de chave móvel digital I

Passo 3 – Por fim basta inserir o seu número de telemóvel e respetivo PIN para concluir a sua autenticação:

Autenticação através de chave móvel digital II

Exemplo de utilização – Optimize Investment Partners

A Optimize Investment Partners constitui um exemplo de uma instituição privada que permite que novos clientes abram conta utilizando a chave móvel digital. Assim, um processo que antes implicaria a deslocação à empresa para assinar diversos documentos e apresentar documentos de identificação, pode ser realizado totalmente à distância, sem necessidade de sair de casa.

Vejamos os passos necessários:

Passo 1 – Aceder ao website https://www.optimize.pt/ e na página principal escolher a opção “Abrir conta”:

Abertura de conta através de chave móvel digital I

Passo 2 – Preencher o curto formulário apresentado de seguida com os seus dados pessoais.

Passo 3 – Quando concluir o preenchimento dos dados receberá um e-mail confirmando que os mesmos foram corretamente recebidos. Este irá conter ainda uma URL, na qual deverá clicar, para dar seguimento ao processo de abertura de conta.

Abertura de conta através de chave móvel digital II

Passo 4 – Ser-lhe-á apresentado o formulário completo de abertura de conta que poderá preencher utilizando a chave móvel digital, necessitando para isso de escolher a respetiva opção:

Abertura de conta através de chave móvel digital III

Passo 5 – Para terminar necessita apenas de descarregar os documentos e assinar os mesmos digitalmente através da chave móvel digital:

Abertura de conta através de chave móvel digital IV

Outros exemplos de utilização

As operações descritas acima são apenas dois exemplos do extenso leque de situações em que a chave móvel digital pode ser útil. No contexto de tentativa de diminuição de interações pessoais que atualmente se vive, existe um conjunto de outras operações úteis que não podemos deixar de referir:

  • Renovar o Cartão de Cidadão;
  • Renovar carta de condução;
  • Marcação de consultas;
  • Pedido de registo criminal;
  • Criação e registo de empresas e marcas.

É verdade, não necessita de ir para filas e esperar uma eternidade para concluir estas operações. Com a chave móvel digital pode realizar as mesmas no conforto da sua casa!

Perguntas Frequentes

O que acontece se mudar o meu número de telemóvel?

Poderá alterar o seu número de telemóvel sem perder o acesso à sua chave móvel digital. Para isso basta apenas que aceda à sua área pessoal em autenticação.gov, clicar no campo “Telemóvel” e fazer “Alterar”. Depois basta seguir as instruções apresentadas e a sua chave móvel digital ficará associada ao seu novo número de telemóvel.

Qual o prazo de validade da Chave Móvel Digital?

Estando associada ao seu cartão de cidadão, esta expira 30 dias após o término da validade do seu cartão de cidadão.

Conclusão

A chave móvel digital constitui um mecanismo seguro e prático para poder realizar um conjunto de operações junto de instituições públicas e privadas sem a necessidade de haver uma deslocação presencial. Nas circunstâncias atuais em que é recomendável evitar contatos pessoais desnecessários, a adesão à chave móvel digital torna-se assim imperativa.